Linha do tempo
Era o ano de 1969. O país vivia sob um regime de exceção que traria grandes consequências para a vida social, econômica, política e educacional
brasileira. No ano anterior, dentre tantas modificações, a reforma universitária alterara a estrutura administrativa das universidades, com o intuito de dar uma
atualizada na instituição. No dia 30 de abril de 1969, surge o Centro de Humanidades como estrutura administrativa, embora vários de seus cursos já tivessem existência anterior. Nesse ano de 2019, ele completa 50 anos. E comemorar e pensar sobre esses 50 anos é se debruçar sobre a história da universidade, mas, sobretudo, pelas intensas transformações que a sociedade brasileira e o país passaram nessas cinco décadas.
1961
DEPARTAMENTOS DE LETRAS ANGLO-GERMÂNICAS, LETRAS CLÁSSICAS E LETRAS NEOLATINAS
Em seu início, o Curso de Letras integrava a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Ceará, estruturada nos moldes da Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil. O primeiro currículo do Curso de Letras constava de um regime de quatro séries anuais para o Bacharelado e para a Licenciatura, compreendendo três áreas de estudo: Letras Neolatinas, Letras Anglo-Germânicas e Letras Clássicas.
Com a publicação do Regimento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, elaborado sob a coordenação do Padre Francisco Batista Luz, em 1964, outras modificações ocorreram no currículo de Letras. As disciplinas do Curso passaram, então, a ser ofertadas por semestre letivo. Por exigência da Reforma Universitária ocorrida em 1969, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras foi desmembrada nos Cursos de Letras e de Ciências Sociais (Filosofia e História), que juntamente com os Cursos de Biblioteconomia e de Jornalismo, passaram a integrar o Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará.
Atualmente, estão abrigados, no Centro de Humanidades da UFC, três Cursos de Letras: Curso Diurno de Licenciatura em Letras; Curso Noturno de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola e suas Literaturas; e Curso Noturno de Letras: Língua Inglesa e suas Literaturas . O Curso Diurno em Letras sofreu outras modificações, em 1993, com a proposta do anexo 20 ao Regimento Geral da Universidade, que ficou vigente até o segundo semestre de 2005 e, em 2006, quando o currículo do Curso de Letras sofreu uma reforma, resultado das discussões sobre as novas Diretrizes Curriculares dos cursos superiores, iniciadas no âmbito da UFC no ano de 2000, que permitem uma flexibilidade na construção dos currículos plenos e privilegiam a indicação de áreas do conhecimento a serem consideradas, em vez de estabelecer disciplinas e cargas horárias definidas.
O atual currículo do Curso Diurno de Letras, aprovado no colegiado do curso em 13/12/2005 manteve a oferta das licenciaturas em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa e Língua Alemã e respectivas literaturas, Língua Portuguesa e Língua Espanhola e respectivas literaturas, Língua Portuguesa e Língua Francesa e respectivas literaturas, Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas literaturas, Língua Portuguesa e Língua Italiana e respectivas literaturas. Em 15/05/2007, o colegiado da Coordenação do Curso de Letras aprovou a oferta da Licenciatura em Língua Portuguesa e Línguas Clássicas, na forma de segunda habilitação, para os alunos que já concluíram o Curso de Letras.
Como parte da política de fortalecimento do conjunto das universidades federais, superando as metas mais ousadas, de modo a garantir o sucesso do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais, o REUNI, o Conselho Universitário aprovou, em 2009, a criação do Curso Noturno de Letras: Língua Inglesa e suas Literaturas e o Curso Noturno de Letras: Língua Espanhola e suas Literaturas.
CENTRO DE CULTURA HISPÂNICA
A Casa de Cultura Hispânica (CCH) da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi fundada mediante convênio celebrado entre a UFC, pelo seu então reitor e fundador, professor Antônio Martins Filho, e o Instituto de Cultura Hispânica de Madrid, hoje Instituto de Cooperación Ibero-americana.
Começou a funcionar em 12 de outubro de 1961, dirigido pelo professor Adolfo Cuadrado Muñiz, enviado pela Espanha, que continuou nessa função por curto espaço de tempo e teve que se afastar de Fortaleza para ocupar funções de consultor da UNESCO.
Através dos anos, a Casa de Cultura Hispânica tem capacitado a maioria dos professores que ensina a língua em Fortaleza, onde a demanda está aumentando dia a dia. Em 1991, conseguiu a reabertura da Licenciatura em Espanhol no Curso de Letras da UFC, desativada por um espaço de 28 anos, e que hoje conta com um número crescente de alunos. Aqui se fundou a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Ceará, por meio da qual os professores realizam o curso que dita a Universidade da Salamanca. Esta Casa também estabeleceu uma valiosa relação com a Assessoria Linguística da Embaixada da Espanha, que tem proporcionado cursos de aperfeiçoamento e capacitação de professores do Ceará e tem permitido que se realizem regularmente em Fortaleza, há quinze anos, os exames de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) da Universidade de Salamanca com um número constante de candidato.
1962
CENTRO DE CULTURA ALEMÃ
A Casa de Cultura Alemã (CCA), fundada em 1962, atua, ao longo de sua existência, no ensino da língua e na difusão dos valores culturais, da história e civilização alemãs, numa abordagem ampla que envolve, além das aulas, a apresentação de palestras, seminários, exposições, exibição de filmes, música, dentre outras atividades.
É oportuno assinalar o papel significativo que essa Casa de Cultura vem desempenhando, como intermediária de cooperação entre a Universidade Federal do Ceará e as instituições universitárias da Alemanha, como o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD o Instituto Goethe (Goethe-Institut).
A Casa de Cultura Alemã atua, também, no campo de formação para os estudantes matriculados na disciplina de Prática de Ensino de Língua Alemã, do Curso de Graduação Letras/Alemão, e funciona como centro credenciado de aplicação de provas de proficiência em língua alemã pelo Instituto Goethe (Goethe-Institut).
1963
CENTRO DE CULTURA ITALIANA
A Casa de Cultura Italiana (CCI), criada em 27 de dezembro de 1963, de acordo com a resolução do Conselho Universitário, integra o conjunto de Casas de Cultura Estrangeira do Centro de Humanidades, que constitui, em número de alunos, o mais amplo programa extensionista da Universidade Brasileira.
A Casa oferece o Curso Básico de Língua Italiana, com a finalidade de habilitar o aluno a comunicar-se de forma oral e escrita, e o Instrumental, que permite ao aluno ter acesso a uma bibliografia especializada conforme seus interesses de pesquisa em cursos de graduação ou pós-graduação, através de leituras e decodificação de textos das diversas áreas de conhecimentos.
1964
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO
A história do Departamento se inicia com a criação do curso de Biblioteconomia, por meio da Resolução nº 153, de 17 de fevereiro de 1964 e sua instalação em junho de 1965. Inicialmente funcionou como curso isolado, logo depois, veio a pertencer, durante 3 anos, à Faculdade de Letras, com a nomenclatura de Curso de Biblioteconomia e Documentação.
Durante 31 anos (de 1970 a 2001), passou a integrar o Departamento de Comunicação Social e Biblioteconomia do Centro de Humanidades da UFC. Em 2001, por já possuírem as condições exigidas pela legislação de então para se departamentalizar, os Cursos reivindicaram a desvinculação dos dois cursos e em 14 de maio de 2001, pela Resolução nº 03/CONSUNI, conseguiram a aprovação e oficialização da criação dos Departamentos.
CENTRO DE CULTURA BRITÂNICA
A Casa de Cultura Britânica (CCB) foi criada na gestão do magnífico Reitor Antônio Martins Filho, em 4 de dezembro de 1964, através da Resolução Nº 166, do Conselho Universitário, com o nome de Centro de Cultura Britânica. O centro teve suas atividades iniciadas em 2 de agosto de 1965, sendo o Coordenador Geral dos Cursos de Cultura o professor Newton Teophilo Gonçalves.
Posteriormente, o Centro de Cultura Britânica integrou-se à Faculdade de Letras pelo Plano Básico de Restauração da Universidade Federal do Ceará, aprovado pelo Decreto Nº 68.279, de 20 de fevereiro de 1968, e depois, ao Centro de Humanidades, pelo Decreto Nº 72.882, de 2 de março de 1973. Nesta ocasião, mudou sua denominação para Casa de Cultura Britânica.
1965
CENTRO DE CULTURA PORTUGUESA
A Casa de Cultura Portuguesa (CCP) foi criada em 1965, através de Resolução do Conselho Universitário para funcionar vinculada à Faculdade de Letras, existente naquela época, e estabelecer o intercâmbio cultural com Portugal. Primeiramente, ela foi instalada em imóvel cedido pela Universidade, tendo sido transferida no início de novembro de 1967 para sede própria, nas imediações da Reitoria, onde permanece até hoje.
Na mesma ocasião, paralelamente à criação deste Centro de Cultura, seus fundadores cuidaram da formação de uma Biblioteca com livros portugueses, necessários à consulta de professores, estudantes e intelectuais. Atualmente, esta Biblioteca possui um acervo riquíssimo com inúmeros exemplares em Língua e Literatura Portuguesa, e ainda recebe importantes periódicos e revistas. Vale ressaltar que a totalidade dos títulos foi doada pela Faculdade de Letras de Coimbra, Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Instituto de Alta Cultura.
1966
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
O Departamento de Ciências Sociais e Filosofia foi criado em 1966 que daria continuidade ao trabalho pioneiro de institucionalização das ciências sociais no Ceará, que teve como figura central o engenheiro civil e antropólogo Thomaz Pompeu Sobrinho que estava à frente do Instituto de Antropologia criado em 1958. Mas foi em 1968 que teve início o curso de Ciências Sociais e Filosofia na UFC que foi se ampliando logo após sua implantação, acolhendo professores de diversas áreas que anos depois se agrupariam em seus respectivos departamentos.
Em 1969, ao final de um processo de negociações iniciado em 1966 entre a UNESCO e UFC, houve uma cooperação entre as duas instituições que realizou uma missão coordenada pelo professor Jean Duvignau da Universidade de Tours-França entre julho e setembro de 1968, nesse período estava sendo realizado na UFC, seminários mesas-redondas e conferências, além de visitas ao interior do estado do Ceará e estados vizinhos. O objetivo principal era avaliar as possibilidades de efetivação e expansão do ensino e da pesquisa de ciências sociais a partir da aliança UFC – UNESCO, com isso, em 1969, nasceu a Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia, que incorporou o Departamento do mesmo nome, passando este a se denominar Departamento de Sociologia. Em 1974, com a extinção da Faculdade, voltou à designação inicial do Departamento. Com a criação do Departamento de Filosofia, em 2001, passou a chamar-se Departamento de Ciências Sociais.
1968
CENTRO DE CULTURA FRANCESA
A Casa de Cultura Francesa (CCF) foi fundada em dezembro de 1968 e iniciou suas atividades letivas em março de 1969. À época se chamava Centro de Cultura Francesa e era vinculada ao Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará, condição na qual permaneceu até a criação da Coordenadoria Geral das Casas de Cultura Estrangeira, em 1993.
A CCF ofereceu regularmente o Curso Básico de Língua Francesa (420 horas) e o Curso de Francês Instrumental (60 horas) até 2015.2. A partir de 2016.1 foi procedida uma modificação significativa em toda a ementa dos cursos. O Curso de Francês Básico, anteriormente dividido em sete semestres, ainda trazia o nome de Curso Básico. Para se adequar ao Quadro Comum Europeu, o paradigma de classificação internacional que mede a capacidade do aprendiz de língua estrangeira em três níveis: A1, A2 e B1, a Casa de Cultura Francesa foi pioneira na busca de adotar este modelo para atingir uma matriz curricular moderna, condizente com o cenário contemporâneo. Seguindo este modelo, foi possível emitir três tipos de certificação, garantindo ao aluno que conclui o semestre II a comprovação do nível A1 e àquele que termina o semestre IV, a comprovação do nível A2. Para aquele que conclui o sétimo semestre é reservada a maior certificação desta Casa de Cultura, que lhe confere o nível de B1.
1969
CENTRO DE HUMANIDADES: FACULDADE DE ARTES E ARQUITETURA, LETRAS E FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA
1972
INSTALAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA (CRIADO EM 1961)
O Curso de História da UFC foi criado pela lei 3.866 de 25.01.1961; a Licenciatura em História, entretanto, só teve início em 1972. Um importante passo para o crescimento qualitativo do Curso foi dado em 1988, com a implantação do Bacharelado (extinto em 2016) e do Programa Especial de Treinamento (PET) em História, o qual tem contribuído sobremaneira para a qualificação da formação acadêmica dos graduandos que têm passado pelo Programa.
Durante 21 anos (de 1972 a 1993), o Curso de História integrou, em conjunto com o curso de Ciências Sociais e o de Filosofia, o Departamento de Ciências Sociais e Filosofia. Em 1993, por já possuir as condições exigidas pela legislação de então para departamentalizar-se – número mínimo de 12 professores e ter realizado um curso de especialização – o Curso de História reivindicou e obteve sua departamentalização aprovada em 05.04.93 pela Resolução nº 02 do CONSUNI.
No mesmo ano que foi criado, o Departamento de História da UFC, de pronto reforçou suas atividades de pesquisa e de produção do conhecimento ao conseguir, depois de muita negociação, a integralização do Núcleo de Documentação Cultural (NUDOC), que desde 1983 integrava o Departamento de Ciências Sociais e Filosofia.
1973
CENTRO DE HUMANIDADES: DEPARTAMENTOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E BIBLIOTECONOMIA, CIÊNCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA, LETRAS VERNÁCULAS E LETRAS ESTRANGEIRAS
1975
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
O curso de Psicologia da UFC foi criado em 26 de março de 1975, com o reitor Walter de Moura Cantídio, com a resolução nº 314, que aprovou a criação do curso. Em 1983, o Curso de Psicologia deu um grande passo em seu desenvolvimento: passou a contar com seu primeiro professor com título de doutor obtido na Universidade de Sorbonne Paris, feito conquistado pela docente Ana Maria Vieira Lage, médica e professora do curso desde 1977.
O Departamento de Psicologia só veio surgir em 1981, com o objetivo de coordenar estudos, pesquisas e serviços na área de Psicologia. As instalações físicas não eram as desejadas, mas já era um começo. Em 1984, 10 anos após a entrada da primeira turma de alunos, foi criada em comemoração à Revista de Psicologia, com o Conselho Editorial sob a direção do professor José Telmo Valença.
1976
PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Federal do Ceará (UFC) é constituído pelos cursos de Mestrado e Doutorado, ambos tendo, como área de concentração, a Sociologia e, como áreas de domínio conexo, a Antropologia, a Ciência Política, a Filosofia e a História.
O Mestrado foi implantado em 1976, com área de concentração em Sociologia do Desenvolvimento. Em 1994, foi implantado o Doutorado, igualmente recomendado pela CAPES, e, no processo de qualificação dos cursos de pós-graduação, no Brasil, obteve grau de excelência (nota 5). Com a criação do Doutorado, articulado ao Mestrado, constituiu-se o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, representando a conquista de outro patamar acadêmico, resultado de esforços coletivos, expressos na dedicação ao ensino e à pesquisa e numa produção acadêmica que se tem ampliado ao longo de vários anos de experiência. Em dezembro de 1978, ocorreu a primeira defesa de dissertação.
1981
OS CENTROS DE CULTURA SÃO TRANSFORMADOS EM CASAS DE CULTURA ESTRANGEIRA
1988
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS
O Programa de Pós-Graduação em Letras, criado em 29 de setembro de 1988, é um polo formativo em estudos de literatura, no âmbito do Ceará e estados vizinhos. Tem contribuído para a formação de pesquisadores e professores de literatura, atuando em universidades e escolas, além de formação de pessoal qualificado para órgãos e fundações de cultura. Além disso, o Programa tem realizado boa parte da pesquisa em literatura no estado, orientando-se por duas dinâmicas principais: 1) incorporação e atualização dos estudos literários nacionais e internacionais; 2) investigação, avaliação e difusão da produção literária local e regional, de extração erudita e popular. O PPGLetras/UFC oferece curso de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado e de doutorado de concentração em Literatura Comparada.
1993
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA
O Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará funciona desde 1993, para conferir os graus de Mestre e de Doutor em Linguística. A Estrutura Curricular do PPGLIN-UFC oferece, à escolha dos alunos, a possibilidade de desenvolvimento de projetos, cujos resultados possam subsidiar a elaboração de gramáticas de referência da Língua Portuguesa e a reflexão sobre temas vinculados à Linguística e à melhoria do ensino de gramática, leitura e escrita em todos os níveis.
Atualmente, o Programa conta com uma equipe de 35 (trinta e cinco) docentes pesquisadores de reconhecida qualificação, sendo 30 permanentes, 4 colaboradores, e 1 visitante. Ao longo de seus 26 anos de existência, já foram formados mais de 540 mestres e doutores.
1999
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
O Programa de Pós-Graduação em História Social, criado em 1999, está consolidado como centro de investigação, debate e reflexão, conferindo titulação aos alunos egressos dos cursos de História e áreas conexas, permitindo-lhes o aprofundamento necessário ao debate e à produção de trabalhos acadêmicos, alargando os horizontes do conhecimento histórico e historiográfico. O Programa tem oferecido oportunidade de profissionalização a historiadores para atuação em diferentes níveis de ensino (especialmente nas IES) e proporcionado, igualmente, a abertura de novas e promissoras áreas de pesquisa em órgãos governamentais e instituições de diversas natureza.
2002
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia foi criado em 2002. Na ocasião, o Curso de Mestrado foi aprovado e recomendado pela CAPES antes mesmo de sua primeira turma, iniciada em 2003. Em 2014, o Curso de Doutorado em Psicologia foi aprovado pela CAPES, alinhando-se às ações necessárias para o atendimento das necessidades nacionais de formação de quadros para a pesquisa e para o ensino em Psicologia, iniciando sua primeira turma em 2015.
2010
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA DAS ETNIAS PITAGUARY, TAPEBA, KANINDÉ, JENIPAPO-KANINDÉ E ANACÉ – LII-PITAKAJA
Em 31 de março de 2010, foi aprovada no CONSUNI a criação do curso de Magistério Indígena Superior Intercultural dos Povos Pitaguary, Tapeba, Kanindé, Jenipapo-Kanindé e Anacé (MISI-PITAKAJÁ) – Licenciatura Intercultural Especifica. O curso tem o objetivo de oferecer formação em nível superior e grau de licenciado aos discentes pertencentes aos grupos étnicos acima citados.
Em agosto de 2016, a primeira turma do Pitakajá foi concluída mediante a colação de grau de 74 indígenas representados por cinco etnias: Pitaguary, Tapeba, Kanindé de Aratuba, Jenipapo-Kanindé e Anacé. Aliás, é dessa junção de povos que foi denominado o curso.
2013
CURSO DE LETRAS LIBRAS
O Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais (Libras), modalidade presencial, está vinculado ao Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará. O início das atividades ocorreu no segundo semestre letivo do ano de 2013.
O Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais (Libras) integra as Políticas de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará, instituídas com a criação da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, sob a Resolução Nº 26, de agosto de 2010, do Conselho Universitário (CONSUNI); instância administrativa que tem por missão, elaborar e gerenciar políticas de acessibilidade, estimulando o desenvolvimento de uma cultura inclusiva na UFC, para garantir a acessibilidade conforme previsto na Lei Nº 5296/2004 (Lei de Acessibilidade).
Nesta perspectiva, a formação de professores habilitados na modalidade Letras: Libras passa a ser uma das ações da UFC e se reveste de significativa relevância, tendo em vista o atendimento à legislação brasileira específica, às demandas sociais da comunidade surda por inclusão de surdos em todos os níveis e modalidades de educação, a necessidade emergente de professores habilitados para o mercado de trabalho, além de se destacar como ação afirmativa, na medida em que reconhece e trata a Libras como principal produção cultural da comunidade surda, conforme a Lei de Libras (Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002).
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS)
O Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino do País. O PROFLETRAS é um curso semipresencial com aulas presenciais, com oferta simultânea nacional no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – é oferecido em rede Nacional, é um Curso presencial que conta com a participação de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo sua sede na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O PROFLETRAS reúne 42 universidades públicas das cinco regiões brasileiras, totalizando 49 unidades, tendo em vista que há quatro universidades que oferecem mais de uma unidade.
A criação do curso foi aprovada pelo CONSUNI em 02 de maio de 2013. A Primeira defesa do mestrado foi apresentada pelo discente Antônio Marcos Rodrigues Pereira com o tema: A aula de leitura e o gênero resenha em turmas de 9º ano do ensino fundamental: análise de uma experiência didática e proposta de sequência didática aplicada à leitura.
2014
PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA TRADUÇÃO
A POET, Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará, foi aprovada com nota 3 pela CAPES, em março de 2014, em nível de mestrado e iniciou suas atividades em julho daquele mesmo ano. É, portanto, um programa novo, com apenas dois anos e meio de existência e que começou, no final de 2016, a formar os seus primeiros mestres em Estudos da Tradução. O lançamento do Programa foi realizado em abril de 2014 com solenidade de lançamento no Auditório da Reitoria. Já em junho de 2014, a POET lança edital de seleção para sua primeira turma de Mestrado.
2016
MESTRADO PROFISSIONAL EM SOCIOLOGIA (PROFSOCIO)
O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, denominado ProfSocio, visa à capacitação de professores de Sociologia para o exercício da docência no Ensino Médio, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. Em agosto de 2016, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou a adesão da Universidade Federal do Ceará ao Curso de Mestrado Profissional em Sociologia (ProfSocio), a ser ofertado em rede nacional. A pós-graduação possui parceria com a Fundação Joaquim Nabuco e é coordenado pelo Prof. Irapuan Peixoto de Lima Filho, do Departamento de Ciências Sociais, e conta com a participação de nove docentes do mesmo departamento.
PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA
O Programa de Pós-graduação em Antropologia nasceu do esforço conjunto de docentes de duas universidades locais, a UFC e a UNILAB, que possuíam interesses de pesquisa e de atuação convergentes. O desejo de constituição de um PPG em antropologia sempre foi presente, por parte dos docentes do Departamento de Ciências Sociais da UFC, criado nos idos de 1966 (após a extinção do Instituto de Antropologia e quando ainda era denominado de Departamento de Ciências Sociais e Filosofia). O encontro e as afinidades de interesses com os/as colegas da recém-criada e transnacional UNILAB veio reforçar a colaboração do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira (UNILAB).
A criação do Programa foi aprovada pelos Conselhos superiores da UFC em abril de 2016. O primeiro processo seletivo foi realizado no primeiro semestre de 2017, com as atividades tendo início no segundo semestre. Em julho de 2019, houve a primeira defesa de dissertação de mestrado, sob o título: “Uma multidão de pessoas sós. Narrativas de adoecimento e acolhimento na Universidade, a partir de grupos terapêuticos”. Trata-se de uma pesquisa a respeito do adoecimento de estudantes universitários, realizada pelo mestrando Rafael Mesquita Freitas, sob orientação do professor Kleyton Rattes Gonçalves.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
O Mestrado em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2015, iniciando suas atividades, no primeiro semestre de 2016, com o processo seletivo da primeira turma, sob a coordenação da Profa. Dra. Lídia Eugenia Cavalcante Lima, coordenadora do Programa e da Profa. Dra. Virgínia Bentes Pinto, vice-coordenadora.
A criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Ceará (PPGCI-UFC) é uma iniciativa que visa a integrar ações e pesquisas acadêmicas e cooperativas entre instituições prioritariamente do Norte e do Nordeste brasileiros.
A primeira turma teve seu início em agosto de 2016, com 10 alunos. O primeiro deles a defender sua dissertação foi a aluna Joana D’arc Páscoa Bezerra Fernandes, sob orientação do Prof. Dr. Osvaldo de Souza, com o Projeto “Diagnóstico da acessibilidade informacional na biblioteca brasileira”, apresentado em 09 de maio de 2018.
Atualmente o Mestrado está em sua quarta turma, realizando o Processo Seletivo para a quinta turma, com início em 2020. Atualmente é coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Tadeu Feitosa, tendo como vice-coordenador, Prof. Dr. Jefferson Veras Nunes.